Carne louca

É realmente uma loucura, não conheço quem não goste. Aqui em Sampa as festinhas familiares mais humildes e depois até as mais chiques aderiram a essa iguaria. Até os queridos gringos da família experimentaram e, ao que parece, aprovaram, rs.

Já vi também pra vender em padocas refinadas mas, sinceramente, o sanduíche de carne louca tem jeito é pra festa mesmo. Publico aqui a versão de mamãe que, vocês vão ver, é adaptável a qualquer gosto. Aproveitem!

Ingredientes:
1 quilo a 1 quilo e meio de carne (se for de primeira prefira coxão duro, se for de segunda prefira o acém)
2 a 3 cebolas
5 dentes de alho
óleo
água
vinagre
temperos diversos (louro, manjericão, pimentão, salsinha, cebolinha)
polpa de tomate (aqui é de caixinha mas, claro, você pode fazer com o tomate fresco)

Modo de fazer:
Limpe bem a gordura da carne e deixe em um pedaço grande (se precisar, divida). Tempere com um pouco de alho, vinagre e sal e deixe um pouco marinando. Frite em um pouquinho de óleo até “selar”. Cubra com água quente na panela de pressão, acrescente 1 cebola cortada em 4, 1 folha de louro, sal (coloque manjericão ou outros temperos se você gostar). Cozinhe entre 1 hora e 1 hora e meia, até ficar macia. Tire e escorra bem (reserve o caldo). Deixe a carne esfriar e depois desfie todinha.

Depois, coloque mais uma 1 ou 2 cebolas picadas, um pouquinho de óleo, 1 ou 2 dentes alho picados, a carne desfiada e refogue (vai jogando aos poucos o caldo reservado coado). Acrescente os temperos que gosta (manjericão, cebolinha, salsinha e pimentão ficam uma delícia), meia caixa de polpa de tomate, o restante do caldo e deixe apurar.

Eu costumo servir recheando mini pães franceses fresquinhos. Pra quem gosta fica bom também colocar um pouco de pimenta, mas só se não for pra festinha de criança, óbvio. Fica melhor fazer um dia antes e aquecer na hora de servir.

38 comentários sobre “Carne louca

  1. A melhor receita que achei na internet. Todas as outras tentam dar um um toque “gourmet” ao prato, que acaba perdendo a essência do prato, de ser delicioso e “rustico” como é.

  2. Márcia,
    eu nunca experimentei congelar, mas na minha opinião a carne assim pronta depois de congelada sofre alteração no sabor.
    abs e obrigada!

  3. Farei com cereteza na primeira festinha da minha bebê..
    Certa vez.. comi uma baguete bem fresquinha com a carne louca e folhas de alface bem frescas e sequinhas.. uma delícia!!
    vou apostar nos mini pães deste mesmo jeito.. com o alface o lanche da outro aspecto!!
    Pena que não vou poder usar os pimentões coloridos que gosto! rs..

  4. Estou cozinhando a carne de lagarto. Será a primeira vez que faço esta receita. Mas pelo que li aqui, deve ficar muito saborosa!

  5. Edna Barrios

    Eu nunca fiz carne louca, por isso estava procurando uma receita boa. Parece ser fácil, mas sei que tem lá seus segredos… acho que essa da pra ficar gostosa mesmo! e me parece fácil. Quero fazer para o aniversário da minha mãezinha que vai fazer setenta anos. Por favor, quero saber qual a quantidade de carne para no máximo 15 pessoas?

  6. Querida, desculpe o atraso na resposta. Acredido que uns 2 kg dá pra 15 pessoas, considerando que tenha outros pratos. Parabéns pra sua mãezinha :-) beijos

  7. Vou fazer hoje à noite, meu niver será amanhã, será que posso fazer a mesma receita com pernil também? Comprei miolo de acém e pernil, que acha? Pra ter dois tipos de lanchinho…
    Essa receita deve ser divinamente maravilhosa, tenho certeza que meus convidados irão adorar!
    Obrigada por postar essa preciosidade.bjssss

  8. Olá,
    olha depende se você irá servir outras coisas… em geral, considerando que tenham outras opções para servir, eu faria com 4 a 5 kg.
    Espero ter ajudado :-)
    obrigada pela visita
    abs

  9. oi boa noite ajudou sim…sim tem outras coisas mas sabe com e …queria saber tambem se posso servi c arroz uma maionese e batata palha? fica legal ?!!me explique por favor…

  10. Acho que vai ficar uma delícia. Eu na verdade sirvo em sanduíches em mini pão francês, mas acho que servir com esses acompanhamentos vai dar super certo :-)

  11. fiz a receita com um pouco mais de polpa de tomate e servi com uma massa fresca e um bom vinho ficou ótimo. vale experimentar !!!

  12. Olá,

    Adorei está receita, procurei muitas e gostei mais da sua. Vou fazer para vender na barraca da quermesse da igreja no sábado.
    Gostaria de saber se a quantidade desta receita da para quantos mini pães?

  13. Olá! Acredito que dá pra rechear mais ou menos 80 mini pães, varia um pouco dependendo da quantidade que você coloca em cada um, claro :-)
    Onde é a sua quermesse? Boa festa, espero que venda bastante! abs

  14. Adoro cozinhar e estava procurando uma receita de carne louca, essa foi PERFEITA! Em quase todas receitas que li colocavam caldo de carne e sinceramente não tem coisa que eu goste menos na comida! Artificial e me faz mal pro estômago!
    Essa era exatamente o que eu buscava, meu fazia com vinagre também mas nunca chegou a me ensinar! Vou fazer na sexta, pra comemorar meu aniversário!
    Obrigada por dividir as receitas de família :)

    beijos

  15. Estou fazendo, amanha posto p/dizer como ficou , estou fazendo com acem ja esta na pressão 35 minutos,Gostei da sua pagina,. Abs

  16. Olá, Josi!
    acho que depende de se você irá servir outras coisas e também da quantidade que você coloca em cada pão… em geral, considerando que tenha outras opções para servir, com 4 a 5 kg dá pra rechear mais ou menos 80 mini pães.
    Boa festinha, parabéns pro filhote e obrigada pela visita.
    abs

Deixe um comentário

