Cheirinho de feijão caseiro

É uma coisa muito brasileira, e, no meu caso, bem paulistana. Sentir aquele aroma da cebola com alho e os temperos fritando e depois do feijão se misturando… ah, é delicioso! Já ouvi muita gente falando: “nossa, não consigo fazer como minha avó”, ou: “o da minha mãe é imbatível, mas não consigo repetir”.

Sei que no Rio de Janeiro o feijão do dia a dia é preto, e na Bahia o temperinho é diferente, mas, na verdade, acredito que cada tempero é único. Cada um tem seu segredinho, seu jeitinho pra deixar saboroso e inesquecível esse prato.

Bem, deixo aqui o meu jeitinho, que é o que mamãe ensinou mas com um toque pessoal.

Feijão caseiro

Deixo mais ou menos uma xícara de feijão, quase sempre o fradinho, de molho na água fria por pelo menos uma hora. Jogo a água fora e coloco na panela de pressão com um pouco de água, só cobrindo os grãos, e afervento. Essa água eu também dispenso. Depois coloco água filtrada suficiente para cozinhar na pressão por 30 minutos depois de começar a ferver.

Quando termina de cozinhar na pressão, abro com cuidado e deixo no fogo baixo. Numa panelinha coloco azeite, cebola ralada, alho bem picadinho, 2 folhas de louro e uma pitada de cominho. Deixo dourar bem e jogo por cima uma concha do feijão cozido e o sal. Devolvo para a panela com o restante do feijão, cozinho mais uns 5 minutos e está pronto.

Bem, esse é o meu jeitinho… e o seu, como é? Conte aqui e enriqueça ainda mais essa receita!

Anúncios

6 comentários sobre “Cheirinho de feijão caseiro

  1. Oi, seu feijão deve ficar muito gostoso, mas descartando a primeira
    agua e a da primeira fervura vai quase toda a vitamanina embora, faço assim pra minha mãe que tem deficiencia renal e não pode consumir potássio, bjs

  2. Giselia, obrigada pela dica. Antes de publicar eu consultei uma nutricionista e ela disse que esse processo era OK. Mas vou dar mais uma pesquisada… qualquer novidade posto aqui :-)

  3. Eu nao gosto de deixar o feijao de molho pq fica mole de mais, cozinho um quilo de feijao na panela de pressao cheia de agua e mais nada uns vinte minutos depende do fogao depois em uma frigideira coloco um pouco de oleo pico seis alhos grandes bem picadinhos fritos eles enquanto isso o feijao fica fervendo sem tampa ai despejo ainda quente no feijao fervente e coloco sal e fica ali ate engrossar uns 5 minutos façam assim faz toda a diferença. Bjs Dressa.

  4. parabéns para nós mulheres maravilhosas que sempre estamos querendo aprender mais para agradar nossa familiar. adorei meninas as dicas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s